Alimentação

Com ex-ministros e famosos, manifesto pede mais imposto para ultraprocessados na reforma tributária

Com assinaturas dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta, Arthur Chioro e José Temporão, um manifesto pede que produtos ultraprocessados sejam alvo do imposto seletivo (IS) na reforma tributária. Estes alimentos são fabricados com aditivos cosméticos, excesso de açúcar, sal e gordura, caso de refrigerantes, salgadinhos, entre outros.

Na prática, o chamado “imposto do pecado” vai incidir sobre produtos nocivos ao meio ambiente e à saúde humana. O tema está no texto aprovado da reforma tributária, mas será regulamentado nos próximos meses via lei complementar. Assim, há espaço para ultraprocessados entrarem na norma, ao lado de cigarro e bebidas alcoólicas, por exemplo.

Também assinam o manifesto o médico e escritor Drauzio Varella, a chef de cozinha e apresentadora de TV Bela Gil e o ex-ministro da Segurança Alimentar, José Francisco Graziano da Silva. Constam ainda uma série de nomes ligado à saúde, caso de Gonzalo Vecina, ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O manifesto defende que o Brasil vive momento de “crescimento alarmante” dos indicadores de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e câncer, que têm como uma de suas principais causas a alimentação não saudável.

Pesquisas científicas têm demonstrado a associação de produtos ultraprocessados a doenças e mortes. Estudo recente revelou que 57 mil pessoas entre 30 e 69 anos morrem todos os anos, no Brasil, por causa do consumo desses produtos.

O texto defende que a reforma atue em “duas frentes”. Uma delas é o incentivo à alimentação saudável, com alimentos como arroz, feijão, frutas, legumes e grãos. Isso deve ocorrer pela criação da cesta básica nacional de alimentos, que terá alíquota zero. “De outro, desincentivar, por meio do imposto seletivo, os produtos ultraprocessados”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo