Ex-tenista americano elogia João Fonseca e prevê s…
O americano Andy Roddick, ex-tenista e comentarista do esporte no YouTube, demonstrou grande entusiasmo em relação ao potencial do brasileiro João Fonseca, afirmando que ele tem capacidade para estar entre os 5 melhores do mundo em breve “Eu acho que ele é muito bom”, disse Roddick em um vídeo do seu programa Served with Andy Roddick. “Eu acho que ele é um desses nomes que você espera que tenha um 5 ao lado do seu nome em algum ponto nos próximos dois ou três anos.”
O jovem tenista brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, conquistou uma vaga na chave principal do Aberto da Austrália pela primeira vez na carreira. A classificação veio após uma vitória convincente sobre o argentino Thiago Agustín Tirante por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-1, na última rodada do qualifying.
Na primeira rodada, que começa no domingo, 12, Fonseca vai enfrentar o russo Andrey Rublev, atual número 9 do mundo. Rublev é um dos principais nomes do circuito, mas vem de uma temporada irregular em 2024. O atleta de 27 anos já foi número 5 do mundo e acumula 16 títulos. Seu melhor resultado no Australian Open foi chegar às quartas de final em 2021, 2023 e 2024. No último US Open, Rublev venceu o brasileiro Thiago Wild.
Roddick também criticou a organização do Aberto da Austrália por não ter dado um prioridade a Fonseca após sua vitória no Next Gen Finals, forçando-o a jogar as eliminatórias. “O tênis o faz se classificar para o próximo evento”, disse ele. “Então, ele não tem um 5 ao lado do nome. Ele tem um Q ao lado do nome. O que isso significa? Significa que ele não apenas cruzou oceanos, mas jogou muito tênis.”
Para o ex-tenista, o vencedor do Next Gen Finals, um torneio que destaca jovens talentos, deveria automaticamente garantir vaga na chave principal do torneio seguinte.
O americano reconhece que o fato de Fonseca ter jogado as eliminatórias pode comprometer seu desempenho contra Rublev. “Ele já teve que jogar três partidas”, disse. “Toneladas de talento, todo mundo está falando sobre ele. Você não pode dar a ele prioridade? E agora ele vem e joga contra um cabeça de chave com seis sets em seu currículo.”
Apesar disso, Roddick mantém sua convicção de que Fonseca é um jogador para se acompanhar de perto.
Caminho longo
Fonseca chega ao Grand Slam australiano em grande fase. Ele está invicto há 13 jogos, tendo conquistado recentemente o título do ATP Challenger de Canberra e o Next Gen ATP Finals em Jeddah, na Arábia Saudita. Em agosto do ano passado, o brasileiro havia batido na trave na última rodada do qualifying do US Open, mas desta vez não deixou escapar a oportunidade.
Com a classificação de Fonseca, o Aberto da Austrália de 2025 terá a maior participação de tenistas adolescentes desde o US Open de 2015. Além do brasileiro, o americano Learner Tien e o espanhol Martin Landaluce, ambos com 19 anos, também conseguiram vaga na chave principal. Tien foi vice-campeão do Next Gen ATP Finals, perdendo justamente para Fonseca na final. Landaluce, por sua vez, foi campeão juvenil do US Open em 2022.
Compartilhe essa matéria via: