Quem é a Garota Esquilo? Conheça história e poderes da personagem da Marvel
Lançado no dia 5 de dezembro pela NetEase, Marvel Rivals é um novo jogo de tiro free to play que superou rapidamente a marca dos 10 milhões de jogadores ao redor do mundo. Entre os elementos que contribuíram para isso está o fato de que ele traz em seu elenco alguns dos personagens mais famosos e queridos de todo o mundo.
No entanto, a seleção disponível não é formada somente por grandes bastiões como o Homem-Aranha e Wolverine, dando espaço para figuras mais secundárias do universo Marvel brilharem. Entre elas está a jovem Garota Esquilo, que é bastante querida por quem acompanha quadrinhos, mas ainda não apareceu muito em outros meios.
Quem é a Garota Esquilo?
Criada por Will Murray e Steve Ditko, a Garota Esquilo é uma personagem relativamente antiga da Marvel, tendo aparecido pela primeira vez em Marvel Super-Heroes #8, publicado nos Estados Unidos em novembro de 1991. Assim, ela já tem um total de 33 anos de histórias em sua bagagem pessoal.
A super-heroína é a identidade secreta de Doreen Green, filha de Dorian e Maureen Green, que sofreu alguma modificação genética misteriosa antes de seu nascimento. Isso rendeu a ela um grande rabo que consegue controlar com bastante liberdade, além da capacidade de se comunicar com esquilos.
Em sua primeira aventura, a Garota Esquilo tentou impressionar o Homem-de-Ferro, mas falhou em seu objetivo. No entanto, Tony Stark acabou se rendendo aos talentos da jovem heroína quando ela o conseguiu salvar de uma morte inevitável nas mãos do Doutor Destino — pouco depois, ela ajudou o Hulk a vencer o Abominação.
Com o tempo, a personagem acabou ficou conhecida por ser praticamente invencível, apesar de não ter nenhuma força absurda ou grandes habilidades físicas — seu maior poder sempre foi ser “amiga dos roteiristas”. Essa característica fez com que ela inclusive se mostrasse capaz de derrotar sozinha o temível Thanos, em uma de suas histórias mais marcantes.
Durante o GLX Holiday Special, roteirizado por Dan Slott, o Vigia narra como a personagem conseguiu derrotar sozinha o titã e salvou todo o multiverso. Isso surgiu como uma brincadeira do fato de que, dentro do universo Marvel, o vilão nunca foi derrotado — sempre que isso acontece, o responsável pela falha foi um de seus clones.
Com o passar dos anos, a integridade da “vitória” da personagem foi colocada à prova diversas vezes, com histórias tratando a situação tanto como algo real quanto como um evento envolvendo um clone fraco. Na prática, tudo não passa de uma brincadeira de Slott e de outros editores da Marvel, que se baseiam no quão a sério alguns fãs tratam certos elementos de seu universo.
Personagem quase foi abandonada
Embora atualmente seja popular entre os fãs e faça dupla com personagens como Deadpool, durante muito tempo a Garota Esquilo foi tratada como um exemplo de como não criar heróis. Após aparecer pela primeira vez em 1991, a personagem só voltou aos quadrinhos em 2005 — inicialmente, ela foi considerada estranha demais para se encaixar em novas tramas.
Em seu retorno, Doreen Green surgiu como parte dos Great Lakes Avengers, fazendo comentários sobre o quanto os quadrinhos haviam se tornado sérios com o passar dos anos. Foi só em 2015 que a personagem recebeu uma série própria e, depois disso, se consolidou como um dos membros centrais dos Novos Vingadores, junto de figuras como o Wiccano e o Hulkling.