Realidade Violada 3: filme do TecMundo sobre abuso infantil na internet está disponível
O TecMundo lança neste sábado (14), às 14h (horário de Brasília), o terceiro episódio da série documental Realidade Violada. Intitulado Realidade Violada 3: Predadores Sexuais, o longa trata sobre o tema de abuso infantil na internet e mostra o modus operandi de criminosos que vendem, armazenam e produzem fotos e vídeos sexuais de menores de idade.
Com duração de cerca de 1h40, o documentário conta com vários depoimentos de vítimas, agentes de segurança e hackers que ajudam no combate a estes crimes. Confira o trailer:
O documentário original do TecMundo foi exibido em primeira mão na última terça-feira (10) pelo Cinemark no Shopping Eldorado, em São Paulo (SP). Cerca de 240 pessoas foram convidadas para a pré-estreia, incluindo parceiros, influenciadores, gerentes de empresas de cibersegurança e funcionários da NZN, empresa dona do TecMundo.
Durante o evento, o jornalista e diretor Felipe Payão contou mais sobre o cuidado na hora de tirar o projeto do papel. “Como este é um assunto muito sensível, as pessoas têm um pouco de repulsa de querer assistir. Então nosso grande trabalho foi mostrar isso de uma forma que não chocasse, mas que ao mesmo tempo mostrasse o que acontece na internet”.
O gerente da NZN Studios e diretor do filme, Renan Pagliarusi, também ressaltou que, por se tratar de um tema bastante sensível, algumas imagens e depoimentos detalhados recebidos através de denúncias ficaram de fora da produção.
“A gente pensou em preservar algumas falas dos policiais, para que os métodos dos criminosos não ficassem tão claros, e das vítimas, para que elas não fossem facilmente identificadas”, contou.
Prisões de predadores sexuais cresceram em 2024
Em 2024, o número de prisões expedidas pela Polícia Federal (PF) contra abusadores online aumentou 36,9%. Entre janeiro e outubro do ano passado, foram expedidos 73 mandados de prisões preventivas e temporárias – sendo o Ceará com o maior número de detenções por crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil.
Já no mesmo período de 2024, o número de prisões temporárias e preventivas expedidas aumentou para 100. Além disso, neste ano foram realizadas 748 operações de combate pela Polícia Federal, com o resgate de 53 vítimas.
Onde assistir Realidade Violada 3
- Realidade Violada 3: Predadores Sexuais
- Lançamento: hoje (14 de dezembro), às 14h;
- Sinopse: O terceiro episódio da série, chamado de Realidade Violada 3: Predadores Sexuais, traz relatos exclusivos de agentes de segurança e hackers que lidam diretamente com crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil;
- Onde assistir: YouTube (link abaixo).