Steam cria “test drive” de jogos com acesso completo aos conteúdos – Tecnoblog
A Steam começou a liberar o recurso Free Trial na sua plataforma. O sistema permite que os usuários testem jogos desejados por um período de tempo antes de comprá-los — ou não. Ao contrário das demos, que entregam uma pequena amostra de um game e podem enganar, o FreeTrial dá acesso completo a um jogo (e eu sei a dúvida que você tem).
“Mas como a Steam lidará com a política de reembolso e Free Trial?”. A Steam não detalhou como funcionarão as diretrizes de devolução com esse novo teste gratuito. Para quem não sabe, a plataforma permite o reembolso em 14 dias se você jogou um título por menos de duas horas.
Na teoria, um consumidor mal-intencionado poderá jogar por mais de duas horas sem pagar nada. E claro, a Steam não criaria o recurso Free Trial sem ter uma política para lidar com esses “espertinhos” — e com speedrunners. Porém, aqui entra outra informação (ou falta dela): a plataforma não divulgou se o tempo do teste é ajustado pelas desenvolvedoras e distribuidoras.
Free Trial é liberado, mas por enquanto só no Dead Space
Até agora, o Free Trial só está liberado no Dead Space, versão remake do clássico game de 2008. Ao acessar a página do jogo na Steam, você verá a opção de testar o jogo por 90 minutos logo abaixo dos botões de “Lista de Desejo”, “Seguir” e “Ignorar”.
Outros jogos que estão entre os mais vendidos não possuem o Free Trial. A novidade pode se tornar uma “exigência” dos consumidores se tiver adesão. Por exemplo, a reação da comunidade a um lançamento pode ser negativa se uma desenvolvedora não liberou o Free Trial.
Com casos recentes de games que chegaram “injogáveis”, como o The Last Of Us para PC, e a popularização dos consoles de mão (vide Steam Deck e ROG Ally), o Free Trial permitirá aos consumidores ver se o título desejado está jogável e se tem um bom desempenho em um portátil.
Com informações: Gizmochina e PC Magazine