Mundo

Coreia do Norte aumenta fábrica de mísseis usados contra Ucrânia

Os ditadores russo, Vladimir Putin, e norte-coreano, Kim Jong-Un, durante encontro em Pyongyang em junho| Foto: EFE/EPA/GAVRIIL GRIGOROV/SPUTNIK/ KREMLIN POOL

A Coreia do Norte está expandindo uma importante fábrica de mísseis responsável pela produção de mísseis de curto alcance, que estão sendo usados pelo exército russo na invasão à Ucrânia.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (25) por imagens de satélite enviadas à agência Reuters, que foram capturadas pela empresa Planet Labs e analisadas por especialistas do Centro de Estudos de Não Proliferação James Martin (CNS). As imagens mostram que a fábrica, localizada no complexo industrial Ryongsong, em Hamhung, no norte da Coreia do Norte, está em expansão desde outubro de 2024. Segundo disse à Reuters um pesquisador do CNS, essa é a única fábrica norte-coreana conhecida por produzir os mísseis balísticos de combustível sólido Hwasong-11, usados por Moscou na guerra contra Kiev.

A expansão da fábrica inclui a construção de novos edifícios de montagem e de instalações residenciais para os trabalhadores. As imagens mostram mudanças significativas na infraestrutura da fábrica, com a adição de um novo prédio de produção e uma área de acomodação.

A expansão ocorre em um momento onde norte-coreanos e russos estão se aproximando cada vez mais, com o regime de Kim Jong-um tendo enviado tropas para ajudar a ditadura de Vladimir Putin a se defender e atacar forças ucranianas. A presença de tropas norte-coreanas na Rússia, já confirmada por diversas fontes, incluindo os EUA, reforça essa parceria militar crescente entre os dois países, que assinaram um tratado de defesa mútua em junho deste ano.

A Rússia tem negado oficialmente o envio de armas da Coreia do Norte para o seu arsenal militar, embora tanto a presença mísseis norte-coreanos quanto de soldados no front da guerra na Ucrânia tenham sido amplamente documentadas. Segundo autoridades sul-coreanas, a troca de apoio inclui também o fornecimento de tecnologia militar avançada pela Rússia para a Coreia do Norte, que, em troca, envia tropas para combater ao lado dos russos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo