IA, segurança e mais: pesquisa revela setores com mais contratações na área tech
Além de inteligência artificial (IA), as áreas de segurança, machine learning, nuvem híbrida, infraestrutura de TI, fintech e e-commerce apresentam as maiores oportunidades de emprego no setor de tecnologia na América Latina.
As informações constam em uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (26) pela BEON.tech, empresa argentina que conecta desenvolvedores latinos com companhias dos Estados Unidos.
De acordo com o levantamento, a área de segurança é a maior geradora de receita, enquanto IA e machine learning têm tendência de forte crescimento no próximo ano.
O mercado de tecnologia deve seguir aquecido nos próximos anos. (Imagem: BEON.tech/Divulgação)
No quesito serviços de infraestrutura, a pesquisa mostrou que há uma maior procura por serviços de gestão de apps e infraestrutura para otimizar a eficiência operacional.
Confira, a seguir, a relação de tendências tecnológicas que foram captadas na pesquisa da BEON.tech:
- Ciência de dados: explosão de big data; IA e machine learning e inteligência de negócios;
- Desenvolvimento em Python: versatilidade por causa do uso em diversas áreas como web, ciência de dados, IA e IoT e bibliotecas como TensorFlow e PyTorch;
- Criptomoedas e blockchain: as áreas precisam de especialistas com expertise regulatória para corresponder ao crescimento do mercado;
- Cibersegurança: a área tem sofrido e por isso precisa de especialistas para lidar com ameaças cibernéticas sofisticadas, com a conformidade regulatória e com segurança no trabalho remoto.
IA com potencial de revolucionar todas as áreas
Os dados da pesquisa da BEON.tech foram revelados durante o Ambassador’s Week, evento anual que reúne os programadores, desenvolvedores e profissionais latinos de outras áreas que atuam na empresa, em projetos para companhias dos Estados Unidos
O TecMundo foi até Buenos Aires para cobrir o evento e, na ocasião, os porta-vozes da companhia argentina falaram sobre como enxergam atualmente o mercado de tecnologia.
Damian Wasserman, cofundador da BEON.tech, comenta que se tivesse que escolher uma carreira nos dias de hoje, certamente iria para as áreas de dados, IA ou Web 3. “Quase tudo hoje é relacionado com blockchain e IA. Estas áreas estão oferecendo as melhores oportunidades e melhores salários”, defende.
O Ambassador’s Week 2024 reuniu programadores da BEON.tech de várias nacionalidades, incluindo do Brasil. (Imagem: BEON.tech/Divulgação)
Também cofundador da BEON.tech, Michel Cohen afirmou que se tivesse que começar uma carreira do zero, iria para a parte de engenharia ou ciência de dados. Ele cita que pensaria na combinação de todos estes conhecimentos com IA.
“Também tentaria fazer algo com a linguagem de Python. Hoje em dia os programadores têm plataformas de IA como Copilot e ChatGPT que aumentam em até 40% a produtividade. Antes tudo era mais lento e determinístico, já hoje é possível que a IA faça coisas quase como se fosse um humano pensando. Isso ajuda muito”, argumenta.
Por último, Cohen diz que assim como em quase todas as áreas do mercado, a IA auxilia BEON.tech em praticamente todos os processos. A tecnologia está presente até na hora de contratar, por exemplo.
O escritório da BEON.tech em Buenos Aires. (Imagem: BEON.tech/Divulgação
“Nós temos uma base com milhares de perfis e às vezes uma empresa dos Estados Unidos nos pede um perfil de candidato muito específico. Com a IA fazemos a filtragem e achamos as pessoas que mais se encaixam naquela busca. Por isso achamos que a IA é o futuro, já que está nos ajudando e resolvendo problemas o tempo todo”, finalizou.
*O jornalista viajou para Buenos Aires, Argentina, a convite da BEON.tech.