Nos 20 anos de World of Warcraft, relembre a história do meme Leeroy Jenkis
Lançado em novembro de 2004, World of Warcraft, ou simplesmente WoW entre os fãs, rapidamente tornou-se um dos MMORPGs mais icônicos e influentes da história. Em novembro de 2024, o clássico da Blizzard celebra seus 20 anos de mercado — portanto, nada melhor do que relembrar um dos maiores memes do jogo: Leeroy Jenkis.
Leeroy Jenkis foi, literalmente, um dos primeiros memes de todos os tempos e acabou se tornando uma sensação viral extremamente popular quando as pessoas ainda usavam internet discada. No entanto, o cinegrafista por trás do ocorrido ainda parece desacreditado de que as pessoas tenham caído no “bait”.
Conheça Leeroy Jenkis, o meme mais famoso de World of Warcraft
O meme Leeroy Jenkins é um dos momentos mais icônicos da internet e nasceu de um vídeo hilário de World of Warcraft. Em 2005, um grupo de jogadores estava se planejando para enfrentar uma área difícil e repleta de inimigos do jogo. Eles discutiam estratégias detalhadas, calculavam riscos e planejavam cuidadosamente cada movimento para evitar o fracasso da investida.
No entanto, no meio dessa preparação intensa para encontrar o Rookery no Upper Blackrock Spire, um dos membros da equipe, com o nick Leeroy Jenkins, ignorou completamente o plano e foi de cabeça para cima dos inimigos da dungeon gritando seu próprio nome de forma épica.
Naturalmente, o ato impulsivo acabou arruinando toda a estratégia do grupo, resultando em uma derrota catastrófica. “Leeroy, você é simplesmente estúpido”, diz um dos amigos do grupo depois que Leroy invadiu o lugar.
O vídeo rapidamente se tornou viral na internet e ganhou um lugar especial no coração dos fãs de World of Warcraft. Mas a popularidade do meme foi tanta que acabou transcendendo a barreira dos videogames para as séries de TV, como How I Met Your Mother — além de programas de perguntas e respostas ao redor do mundo.
Vídeo do Leeroy Jenkis em World of Warcraft foi encenado
Anos depois, Leeroy foi eternizado com diversas referências dentro do universo de World of Warcraft e até ganhou sua própria carta em Hearthstone. Na época, grande parte dos telespectadores suspeitaram que o vídeo foi encenado — e eles estavam certos.
Sim, o vídeo que se tornou viral antes que alguém soubesse o que viral significava é falso — mas isso, certamente, não deve manchar a reputação de Leeroy Jenkins. “Gosto que as pessoas decidam por si mesmas”, disse Ben Schulz, a voz por trás de Leeroy, ao Westword em 2007. “É mais divertido assim”, completou.
No entanto, 10 anos depois, em 2017, os criadores do vídeo viral admitiram que ele não era real. “Não achamos que alguém acreditaria que era real, achamos que era obviamente uma sátira, mas estávamos errados”, disse Ben “Anfrony” Vinson, responsável por gravar o vídeo, ao Kotaku.
Conhecia o lendário meme de World of Warcraft? Comente nas redes sociais do Voxel!